Quer iniciar no mundo do Arduíno para montar seus próprios sistemas, automatizando sua casa, criando robôs, monitorando experimentos e estando sempre em contato com eles? Então está no lugar certo.
Nos últimos anos o Arduíno tem sido a base de milhares de projetos ao redor do mundo. Projetos estes que caminham das plataformas mais simples de controle, passando por hobistas exigentes e alcançando projetos científicos complexos. A gama de desenvolvimento utilizando o Arduíno é enorme, e é exatamente por este motivo que ele vem ganhando cada vez mais espaço tanto por estudantes quanto por profissionais.
O QUE É O ARDUÍNO?
No site oficial do Arduíno é apresentada a descrição baixo sobre o que ele é:
"Arduíno é uma plataforma eletrônica de código aberto em hardware e software fácil de usar. É destinado para qualquer um fazer projetos interativos."
Em outras palavras. Arduíno é uma plataforma composta por uma placa de circuito impresso montada com seus respectivos componentes eletrônicos (hardware), e um programa de gravação (software) o qual é utilizado para que os programas específicos feitos pelos usuários, sejam gravados no microcontrolador da placa.
As placas de Arduíno são capazes de "ler" dispositivos de entrada como botões e sensores, e transforma-los em sinais de saída, ligando um motor ou uma lampada por exemplo. Isso é feito através de um conjunto de instruções que são gravados no microcontrolador da placa Arduino o que permite que esta interatividade entre dispositivos de entrada e de saída sejam feitos de forma fácil e rápida.
Aqui um pequeno vídeo de Massimo Banzi, o idealizador do Arduíno, explicando melhor sobre como surgiu a ideia, o que é e como pode ser utilizado.
POR QUE UTILIZAR O ARDUÍNO?
O Arduíno tem uma plataforma simples de utilizar e também muito acessível, sendo simples o suficiente para fácil aprendizado por iniciantes, e ao mesmo tempo robusto o bastante para que usuários mais avançados possam desenvolver diversas aplicações.
No mercado estão dispostos diversos microcontroladores e plataformas para microcontroladores que executam as mesmas funções que o Arduíno, citando exemplos estão o Basic Step da empresa Tato Equipamentos Eletrônicos, e o Picaxe, porém as principais vantagens de se utilizar o Arduíno são as seguintes:
- Placas de baixo custo: as placas de Arduíno são relativamente baratas em comparação aos outros sistemas.
- Multi-Plataforma: o Software do Arduíno em Windows, Mac e Linux.
- Ambiente de programação simples: o Softwares de programação do Arduíno é fácil de usar tanto por iniciantes quanto a usuários mais avançados.
- Plataforma Opens Source: é uma plataforma aberta, tanto seu hardware quanto seu software, podendo tanto as placas quanto o software ser modificada de acordo com a necessidade do usuário.
COMO APRENDER?
No próprio site oficial do Arduíno, existe uma área de aprendizagem com toda a informação necessária para quem deseja iniciar a utilizar o Arduíno.
Uma das maiores vantagens de se trabalhar com Arduíno certamente é a gigantesca comunidade envolvendo a plataforma. Com uma rápida busca na web é possível encontrar muito material sobre o Arduíno, indo de pequenos tutoriais a programas complexos para projetos específicos.
Existem também diversas opções para aquisição da placa Arduíno, com diversas extensões e kits para iniciantes.
Para quem deseja iniciar abaixo estão alguns links úteis.
Apostilas disponíveis na web:
Livros recomendados:
Bom, estas são algumas informações básicas sobre o Arduíno com o intuito apenas de indicar o caminho para quem deseja aprender a utilizar-lo.
Espero ter ajudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário