Páginas

06/07/2016

PASSO A PASSO - COMO LIGAR CORRETAMENTE UM LED EM SEU CIRCUITO

LED's

O LED comum, aqueles utilizados em circuitos eletrônicos em geral, costuma ser um componente de baixo custo e fácil de encontrar, mas não é por isso que você vai simplesmente liga-lo sem nenhum critério podendo queima-lo de imediato, ou em curto espaço de tempo.


São componentes eletrônico muito utilizados em circuitos eletrônicos são muito utilizados para fazer sinalizações visuais, seja informando que o aparelho esta ligado, superaquecimento, processamento, entre outros. Hoje em dia com a evolução tecnológica, é muito comum ver LED's sendo utilizados para iluminação que vão de pequenas lanternas a iluminação residencial, substituindo as lâmpadas incandescente ou fluorescentes. Mas, para o uso correto e durável desse componente eletrônico, é preciso alguns conhecimentos básicos importantes.

Para evitar que seu LED queime precocemente ou nem mesmo chegue a funcionar no seu projeto, vou informar aqui alguns passos básicos a serem seguidos.

1 - IDENTIFIQUE QUAL LED VAI UTILIZAR

O primeiro passo é saber qual LED você vai usar. Qual o tamanho? Cor da luz? É comum ou de alto brilho?
O princípio de funcionamento dos LED's são iguais, mas dependendo das características físicas do componente, suas características elétricas também mudam, por isso é importante saber qual LED será utilizado em seu circuito, ou em parte específica dele. Existe no mercado uma diversidade de componentes de tamanhos e formatos diferentes, e também com sua intensidade de brilho, saiba primeiro qual a necessidade do LED no circuito antes de sua escolha.

Tipos de LED

Imagem 1: alguns modelos de LED 

2 - INFORME-SE DAS CARACTERÍSTICAS ELÉTRICAS DO COMPONENTE

Como você já sabe que LED vai usar, agora é importante se informar sobre as características elétricas do componente. Isso é importante para saber se a tensão elétrica que você vai utilizar é a suficiente para o funcionamento do LED, se uma corrente reversa não vai danificar o componente e como polarizar o componente de forma correta.

Para isso existem os manuais de componente (datasheet) que são fornecidos pelo fabricante e que toda a informação necessária sobre o LED é descrita. De forma resumida, as informações necessárias mais importantes são a tensão de funcionamento, para saber a partir de quantos volts seu LED vai ascender, corrente direta de funcionamento, para saber qual a corrente adequada de funcionamento do LED para que o mesmo não queime, e corrente inversa suportada, para evitar acidentes quando uma corrente inversa for aplicada.
Abaixo alguns links para datasheets de LED's de 5mm.

PASSO 3 - SAIBA DAS CARACTERÍSTICAS DO SEU CIRCUITO ELETRÔNICO

Tão importante quanto as características do LED, são as características eletrônicas do seu circuito. Mais precisamente, você precisa saber exatamente em que parte do circuito o LED vai ser utilizado, qual a tensão que é fornecida nesse ponto, e qual corrente elétrica está disponível.
São dois motivos básicos:
1 - Se não houver tensão o suficiente pra funcionamento, o LED não ascende, e você vai ficar quebrando cabeça e revendo todo o circuito sem encontrar problema algum de montagem.
2 -  Se a capacidade de fornecimento de corrente elétrica não for a suficiente, além do LED não ascender, outros componentes podem ser afetados por "forçar" o funcionamento.

PASSO 4 - POLARIZE CORRETAMENTE O LED E SEJA FELIZ

O ultimo passo é polarizar corretamente o LED, ou seja, adequar principalmente a corrente elétrica que chega no componente, para não provocar a queima do mesmo e para que ele dure por um longo tempo.
Para adequar a corrente, é necessário o uso de resistores em série com o LED. Em algumas ocasiões, o uso do resistor pode ser dispensado, mais é sempre bom utilizar mesmo que seja um valor baixo.

Importante, o LED tem uma polaridade específica, assim como os diodos, se os polos forem invertidos não irá ascender e/ou poderá danificar o componente.

Polos do LED
Imagem 2: Identificando polaridade do LED

UM POUCO DE PRÁTICA



Qualquer duvida deixe nos comentários ok.

Obrigado pela atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário