Páginas

15/02/2014

LED - A EVOLUÇÃO DA LUZ

Um componente eletrônico que vem sendo amplamente utilizado e popularizado ultimamente tem sido o LED. Sua sigla vem do inglês Light Emitting Diode que significa Diodo Emissor de Luz, e ultimamente vem sendo utilizado nos mais diversos setores da tecnologia mais sempre com a mesma função que é, emitir luz.


O QUE É UM LED

O LED é um diodo (semicondutor com junção PN) que com a passagem de corrente elétrica é capaz de emitir luz visível.

Funcionamento do LED
Esquema de como o LED Funciona
Quando uma junção PN (Positivo, Negativo) como a presente em diodos é polarizada de forma direta, a recombinação das lacunas e elétrons é feita próxima a junção. Tal recombinação faz com que a energia possuída seja liberada em forma de calor ou, no caso dos LED's, fótons de luz.

Com elementos básicos dos semicondutores como silício e germânio, a maior parte da energia é liberada em forma de calor, com muitos casos de semicondutores de maior capacidade necessitarem de adição de um dissipador de calor para que o componente não seja danificado. Agora em outros componentes como fosfeto de gálio por exemplo, o numero de fótons de luz emitidos é o suficiente para que uma fonte de luz eficiente seja criada.

SURGIMENTO DO LED

Em 1957 o fisico Nick Holoniak Jr. iniciou seu trabalho na General Eletric e nesta época conheceu outro cientista que já havia desenvolvido pesquisas sobre laser semincondutor, seu nome era Robert Hall.
Durante os estudos Nick Holoniak, Robert Hall e outros cientistas que trabalhando na General Eletric, notaram que ao ser atravessado por uma corrente elétrica, os semicondutores emitiam radiação, entre elas, luz visível.

Primeiro LED
Imagem do primeiro LED
Robert Hall desenvolveu o primeiro laser semicondutor capas de transmitir dados. No entanto, a luz emitida pelo laser era infravermelha, invisível aos olhos.

Alguns anos depois, em 1962, Nick Holomiak Jr. teve a ideia de lapidar e polir manualmente um semicondutor, o qual foi adicionado fosfeto de arseneto de gálio. Este foi o primeiro semicondutor que foi capaz de emitir luz visível.

EVOLUÇÃO LED

O LED teve uma evolução tecnológica muita grande. Os primeiros LED's eram apenas vermelhos e foram utilizados basicamente apenas como indicadores de "liga e desliga". Logo surgiram os LED's de cores amarela e verde e sua utilidade não mudou muito da anterior, ao acrescentar indicadores luminosos dos gabinetes de computadores.

Na década de 80, com a evolução da tecnologia dos semicondutores, foi possível aumentar o brilho dos LED's, e com isso passaram a ser utilizados em semáforos.

Em 1993 surgiu o primeiro LED azul de alto brilho, criado pelo pesquisador japonês Shuji Nakamura, e com tal descoberta foi possível a criação do LED branco, que começou a ser amplamente utilizado na industria automobilística.

As primeiras luminárias produzidas em larga escala utilizando LED's surgiram nos anos de 1997 e 1998, com foco principal em luzes de emergência e sinalizadores de piso.

VANTAGENS DO LED

Em comparação a lâmpadas incandescentes comuns, um LED de 12w ilumina tanto quanto uma lâmpada de 100w. Isso porque as lâmpadas incandescentes convertem apenas 5% da energia elétrica que consomem em luz. Ja o LED converte certa de 40% da energia elétrica consumida em luz.

Quanto a vida útil de utilização, um LED tem sua vida útil entre 20.000 e 100.000 horas, essa variação depende de modelo, potência etc. Uma lâmpada fluorescente tem sua vida útil em média de 10.000 horas, e uma lâmpada incandescente na média de 1.000 horas.

A gama de cores dos LED's são bem variadas dispensando filtros para poder obter a cor desejada, o que facilita seu uso em iluminações decorativas. O seu tamanho reduzido também, permite a utilização em locais onde uma lâmpada comum não poderia ser utilizada, sendo incorporados em vários elementos.

CONCLUINDO

Em pouco mais de 50 anos de seu surgimento, esse componente eletrônico evoluiu em qualidade e diversidade, foi do simples LED vermelho de pouco brilho, utilizado apenas para indicar se um aparelho estava ligado ou não, até pequenos componentes que geram as imagens em televisores e celulares.

Exemplos de uso do LED
Alguns exemplos de utilidade dos LED's
O uso do LED nos dias de hoje varia muito, o indicador de Stand By de seu televisor é um LED, assim como a imagem que ele gera ao ser ligado. Semáforos, faróis de automóveis, lanternas, lâmpadas que estão revolucionando o mundo do Ligth Design, piscas de natal, enfim, nos dias de hoje existe uma diversidade muito grande de utilidade para o LED, e o componente em si também tem sua variedade em suas dimensões, formatos e eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário